Newsletter

Outono
Maio de 2023

Outono chegou,

Folhas vão cair,

Vou me agasalhar,

Frio não vou sentir.”


Os ventos do outono já chegaram e derrubam as folhas das árvores. A natureza começou sua preparação para o frio do inverno. Ninhos e esconderijos são reforçados, o calor do sol entranha-se na terra para proteger as raízes das árvores, os dias vão ficando cada vez mais curtos e as temperaturas começam a baixar.

O outono é um período de preparação para o inverno e a reflexão que ele exige. É a estação da transformação, quando podemos deixar cair as coisas que não nos servem mais e que não nos ajudarão a passar pelo recolhimento ao qual somos chamados. É a estação onde guardamos o calor do sol no coração, as memórias dos dias felizes de verão e iniciamos uma caminhada de introspecção, para que na primavera possamos então florescer e transbordar novamente nossas potências.

Sem medo do vento que varre a terra, sem medo do frio que nos afasta da rua, que possamos olhar para o outono como uma chamada para a criação de novas ideias. Criar um jardim dentro de nós e das nossas casas, aquecer com o contato humano mesmo quando o sol se coloca tímido da janela. O outono é uma chamada da vida para voltarmos o olhar para nós, é o início do nosso momento de contração.

Acreditar que o vento transforma é acreditar no potencial de vida que há em nós. É a esperança do sol quente da primavera que nos permite ter calma e vivenciar a beleza da desconstrução que se inicia no outono.

Para nossas crianças, podemos mostrar como a natureza se transforma e que sempre vamos descobrir novas maneiras de nos divertir; dentre as brincadeiras possíveis no outono, temos a confecção de móbiles de folhas. O móbile de folhas que ilustra a abertura desta carta foi produzido por nossas crianças em uma linda oficina com a artista Thaís Marcon, onde vivenciaram uma linda manhã procurando e preparando tesouros da natureza. Bolhas de sabão que voam longe com o vento, cataventos que giram rapidamente e geram diferentes sons podem mostrar para nossos pequenos como os ventos do outono podem ser belos.

Além das nossas oficinas de preparação para o outono, tivemos, em maio, um lindo Bazar de Outono, celebrando a chegada de uma nova estação e novos tempos na Casa Vivá. Foi um lindo dia, com risadas, brincadeiras, contação de histórias e, principalmente, doces memórias que ficarão guardadas em nossos corações durante todo o inverno. Esperamos vocês na nossa próxima festa!


Pollyana Varela Serpa Voltolini