Newsletter

São João
Junho de 2023

“Minha luz vou levando,

Sempre dela cuidando,

Se alguém precisar,

Dela posso lhe dar”


Chega enfim, o inverno. Os dias foram ficando cada dia mais curtos, as noites mais frias e estreladas. No mês de junho vivenciamos várias histórias lindas em nossa comunidade. Celebramos a festa de São João, aquele que prepara o caminho para o autoconhecimento e que com a sua coragem nos convida para este despertar da consciência.

Na pedagogia Waldorf somos chamados a entender a natureza, suas estações, seus ciclos e como que eles afetam nossas vidas. A vida é um pulsar, uma respiração constante e precisamos aprender a observar a natureza ao nosso redor para nos conectar com os ciclos da vida. Se no verão nós expandimos, saímos de nossas casas e convivemos na rua, no inverno nós nos contraímos e vivemos o nosso mundo interior.

Nossa vida já não é mais pautada nos ciclos da natureza, nas estações do ano ou nos períodos de colheita e plantio. É necessário, portanto, que façamos um esforço para percebermos que nossa passagem por esse mundo é sim pautada por estes ciclos. 

Neste momento do ano, nos tornamos mais reflexivos, introspectivos e aproveitamos o frio externo para nos concentrarmos em nosso calor interior e pessoal. Assim, a festa de São João abre o caminho para acendermos esta luz em nós.

A festa de São João da Casa Vivá foi recheada de momentos lindos e marcantes. As crianças cantando e vivendo a roda rítmica com uma alegria imensa, a história contada com carinho, as brincadeiras em que todos se divertiram, o trabalho das famílias em preparar e servir todos os quitutes típicos da estação e por fim o lindo momento da fogueira. 

A fogueira, acesa em frente ao lago do peixe Marcelo, trouxe luz e acolhimento para nossa festa. Um fogo brando que capturava nossos olhares e nos preparava para nossa próxima festa em comunidade. 

No sábado dia 08/07 vamos vivenciar a Festa da Lanterna, quando as famílias participarão de um teatro, acenderemos lanternas e uma nova fogueira, para deixar queimar aqueles pensamentos e hábitos que já não nos cabem mais e renovar nossos sentimentos para o segundo semestre.

A Festa da Lanterna é aguardada com carinho pelos membros da comunidade por ser um chamado a voltarmos os olhos para nosso interior, para nossas famílias e para o nosso querer. São as forças do nosso querer, do nosso interior e das nossas famílias que nos dão suporte para enfrentar as adversidades do cotidiano. 

Que nossa festa da lanterna possa acender essa chama em nós, individualmente e em comunidade. Esperamos todos vocês.



Pollyana Varela Serpa Voltolini